CASA DOLORES é o nome do estabelecimento do comerciante em nome individual José Cardoso Oliveira Dolores.
O estabelecimento comercial foi fundado pelos pais do actual detentor, José Dolores de Oliveira e Maria das Dores Cardoso, em 1950, em Santa Marta de Penaguião, onde ainda hoje é a sede da empresa. De início as actividades comerciais limitaram-se a produtos de drogaria e para a agricultura. Paulatinamente essas actividades foram-se alargando aos materiais de construção, nomeadamente ao comércio e distribuição de cimento. Data de Março de 1953 o primeiro acto de comércio e distribuição de cimento da marca LIZ.
Em 1958 foram construídas novas e espaçosas instalações, com armazém, oficina de automóveis e posto de combustíveis da então marca “SACOR”, hoje “GALP”.
Com uma frota de camiões foi iniciada em 1970 a distribuição de cimento “CIMPOR” em toda a zona de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Em 1982 José Cardoso Oliveira Dolores assumiu a gerência da empresa que passou a denominar-se “CASA DOLORES” e deu início ao alargamento da sua zona de influência e ao incremento e diversidade do seu objecto social, abrindo filiais nos Distritos de Vila Real e Bragança: em 1988, foi aberta a filial de Vila Real; em 1990 foi aberta a segunda filial de Vila Real; em 1999 a filial de Mirandela; em 2002 a filial de Chaves.
A partir de 2001 a CASA DOLORES iniciou a comercialização e distribuição do cimento SECIL em toda a sua zona de influência.
Em 2006 toda a filosofia da empresa foi alterada, passando a comercializar uma vasta gama de produtos para a construção civil e agricultura, contando-se hoje mais de 10.000 referências no seu stock.
Em 2013 a Casa Dolores tornou-se importadora e distribuidora do “CEMENTO COSMOS” e dos produtos da marca “PULMOR” (cimentos-cola), do Grupo Votorantim, para os Distritos de Vila Real e Bragança.
A terceira geração chega à empresa em Outubro de 2021. José João Constantino Oliveira Dolores inicia o seu percurso no sentido de tomar em mãos o destino da empresa, sucedendo ao seu Pai.
Para assinalar esta passagem de testemunho, necessariamente programada, gradual e sustentada, a Casa Dolores inaugurou em Janeiro de 2022 mais uma filial, em Alfena, Valongo, com o objectivo de alargar a sua zona de influência ao mercado da Área Metropolitana do Porto.
É nossa preocupação manter uma relação de confiança e de proximidade com os nossos clientes e fornecedores honrando o passado e projectando o futuro com base na solidez dos nossos alicerces de mais de 70 anos de actividade comercial.